“Ainda jovens, nossos antepassados, saíram de suas casas, da longínqua Itália, deixando para trás a história de suas vidas, seus parentes e seus amigos, trazendo consigo alguns pertences e recordações. Em comum todos tinham o sonho de começar uma nova vida, fugindo da fome, da falta de emprego,dos baixos salários, do alto aluguel das terras.""...traziam consigo esperança, uma fé inabalável e uma enorme vontade de vencer.”*Paulo Cesar Zanatta

Com o objetivo de preservar histórias e a cultura de nossos antepassados, no dia 30 de novembro de 2006, criamos a Comunità Italiana Di Araçá. Assim, buscamos resgatar um pouco de nossas raízes, além de reunirmos descendentes italianos e simpatizantes em eventos sociais e culturais.

Venha participar conosco!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Coisas de Italianos


Transcrevemos parte do texto de autor desconhecido, enviado pelo amigo Aroldo.


"Coisas de Italianos

Vejam abaixo o que acontece no decorrer da vida.


Filhos Italianos: Saem de casa aos 35 anos, depois de poupar o  suficiente para comprar casa e pagar duas semanas de lua de mel quando casarem... Mesmo assim, mantém um quarto na casa dos pais para os fins-de-semana.
...
Filhos Italianos: Quando a mamma os visita, leva comida para 3 dias, lava e passa roupa, limpa e arruma a casa.
...
Filhos Italianos: Eles nunca sabem quando os pais vão aparecer às oito da manhã de sábado e começar a podar as suas árvores frutíferas. E, se não houver árvores frutíferas,  eles plantam.
...
Filhos Italianos: Ligam para os pais e tios, pedindo o telefone de outros pais/tios que possam saber do serviço que eles precisam.
...
Filhos Italianos: Visitam os pais para tomar um café, comer bolo, antipasto, vinho, um bom prato de massa, carne, salada, pão, sobremesa, frutas, expresso e uns drinks após o jantar.
...
Filhos Italianos: Cumprimentam os pais com um grande abraço, beijos e tapinhas nas costas.
...
Filhos Italianos: Tratam os pais por mamma e babbo..
...
Filhos Italianos: Choram junto com os pais.
...
Filhos Italianos: Ficam com as coisas que emprestam dos pais por tanto tempo que os pais esquecem que são deles.
...
Filhos Italianos: Quando o jantar acaba ficam horas conversando, rindo ou simplesmente confraternizando.
...
Filhos Italianos: Podem escrever um livro sobre os pais.
...
Filhos Italianos: Comem sanduíche de salame, queijo colonial, pão caseiro, crostoli, conservas...
... 
Filhos Italianos: Não lhe abandonam mesmo que a grande maioria ache normal abandonar.
...
Filhos Italianos: São amigos por toda vida.

..."




Nota: O texto acima não tem aqui o objetivo de criticar, avaliar, nem tão pouco é um perfil científico da cultura italiana. Desconhecemos o autor e contexto no qual o texto foi apresentado. Fica aqui o registro despretensioso, que pode no entanto, provocar a pergunta: quais características eu preservo e/ou valorizo?