“Ainda jovens, nossos antepassados, saíram de suas casas, da longínqua Itália, deixando para trás a história de suas vidas, seus parentes e seus amigos, trazendo consigo alguns pertences e recordações. Em comum todos tinham o sonho de começar uma nova vida, fugindo da fome, da falta de emprego,dos baixos salários, do alto aluguel das terras.""...traziam consigo esperança, uma fé inabalável e uma enorme vontade de vencer.”*Paulo Cesar Zanatta

Com o objetivo de preservar histórias e a cultura de nossos antepassados, no dia 30 de novembro de 2006, criamos a Comunità Italiana Di Araçá. Assim, buscamos resgatar um pouco de nossas raízes, além de reunirmos descendentes italianos e simpatizantes em eventos sociais e culturais.

Venha participar conosco!

Textos

Aqui alguns textos sobre a cultura dos imigrantes italianos no Brasil.


NO TEMPO DA COLÔNIA
Armando Tulio

I primi anni se ciamava “L’asilo delle Moneghe”

O velho colégio das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus é para mim, um dos marcos a compor a história do tradicional bairro curitibano, Santa Felicidade.

Uma das necessidades sentidas pelos venetos depois de 12 anos de Brasil era a falta de escola. Padre Brescianini, formalozou pedidos ao monsenhor Scalabrini na Itália e, junto com a superiora geral das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, trataram de providenciar atendimento ao pedido. A construção da casa das Irmãs e da escola se deu no ano de 1899, sua total conclusão em 1900. Em seu termino em junho de 1900, Brescianini partiu para a itália, onde oficializou a vinda junto a ele, das primeiras Irmãs. (Leia o texto completo...)


NO TEMPO DA COLÔNIA

Armando Tulio (Curitiba, PR)*




S’tanno ghemo bio poche broseme, ma tanta piova
- Este ano tivemos poucas geadas, mas muita chuva -

Suas casas na Itália tinham as paredes de pedra e argamassa, e eram bastante grossas. Já os telhados eram cobertos de lascas de pedra ou possuíam telhas de madeira - “scandole”.

Somente ao chegaram ao Brasil que conheceram as casas de madeira. Elas lhes eram totalmente estranhas. Anteriormente, eles não tinham nem mesmo ouvido falar desse tipo de moradia.


Nos dez anos que passaram no... (Leia o texto completo...)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Campanha coleta de vidros para Banco de Leite



Participe doando de vidros para o banco de leite do Hospital Santa Casa.
Vidros com tampa plástica (por exemplo: café solúvel, maionese) devem ser entregues na loja

Rotha Vida Produtos Naturais (loja da Ana)
Rua Peri, 1715 lj 01, Capão da Canoa, RS - Brasil– das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h30.





Nenhum comentário:

Postar um comentário